ESTILOS DE TRANÇAS




Existe diversos tipos de tranças na nossa cultura Angolana algumas delas de origens diferentes e algumas na maioria delas são comum:


 TRANÇA MUCUBAL

Este estilo de tranças é usado pelo povo da Huila.

 É uma província do sul de Angola , Tem cerca de 1 500 mil habitantes e 79 022 km². A sua capital é a cidade do Lubango é constituída por 14 municípios: Caconda, cacula, caluquembe, chiange, humpata,jamba, Matala, Lubango, Quilengues, Quipungo.


A população original do território hoje abrangido por esta província foi Khoisan, dos quais até hoje existem pequenos grupos residuais. Eles foram marginalizados por povos de pastores ou de agro-pastores, de diversas proveniências, que hoje estão constituídos numa variedade de etnias. As etnias agro-pastoras fazem parte do grupo relativamente heterogéneo dos Nhaneca-Humbe, com destaque para os Mwila que são os mais numerosos e de cujo nome o planalto e a província da Huíla derivam as suas designações. De entre as etnias pastoras, os Kuvale têm o peso maior2.

TRANÇA MUCUBAL

 
Essas tranças são feitas com leite de animal e óleo de animal, na qual mistura-se o leite e o óleo e põe-se na cabeça.


                         TRANÇA DE LINHA
Cabinda é uma das 18 provincias da república de Angola, sendo um enclave limitado ao norte pela Republica do Congo, a leste e ao sul pela República Democrática do Congo e a oeste pelo Atlântico. A capital da província de Cabinda é a cidade de Cabinda, conhecida também com o nome de (Tchowa ou Tchiowa - nome local da cidade )Tem uma superfície de 7 283 km² e cerca de 186 000 habitantes. A população de Cabinda pertence na sua quase totalidade aos povos bantu, mais concretamente ao grupo Foite, cuja língua, o Ibinda, é um dos dialectos do kikongo. Administrativamente, a província é constituída pelos municípios de Cabinda, Cacongo, Buco-Zau e Belize.

 Material Necessário: Pente normal, óleo do cabelo, 5 Rolos de linha

 ACÇÃO:
1. Fácil de trançar, lava bem o cabelo, com bastante água e massagem, depois seca ele com um secador de mão, pentear o cabelo lindamente com um pente e põe um pouco de creme de pentear o cabelo ou óleo do cabelo.
foto: Reprodução

2. É necessário saber se queres fino ou grosso, depois começa-se a trançar começando em qualquer parte da cabeça em cima ou em baixo, vai traçando aos poucos riscando um uma pequena porção, com a linha na mão vai enrolando no cabelo de forma a cobrir todo cabelo assim em diante quando chegar na ponta do cabelo amare bem a linha e com uma tesoura corte, assim sucessivamente.

TRANÇAS DE PONTAS FINAS ENROLADA


Este estilo é um tipo de trança muito usual ultimamente em diversas Províncias, mas nos anos atrás foi um dos estilos de trança mais usado e até agora muito procurado nos salões entre outro.


Material necessário: Pente normal, óleo do cabelo, água quente, 4 tranças de postiço

1. Fácil de trançar, lava bem o cabelo, com bastante água e massagem, depois seca ele com um secador de mão, pentear o cabelo lindamente com um pente e põe um pouco de creme de pentear o cabelo ou óleo do cabelo.

2. É necessário saber se queres fino ou grosso, depois começa-se a trancar começando em qualquer parte da cabeça em cima ou em baixo, vai traçando aos poucos riscando um uma pequena porção, com o postiço, vai juntando desde a raiz até as pontas e no fim enrola as pontas em rolos pequenos e coloque as pontas na qual tem os rolos na água morna por uns minutos e retira, logo que tirar da água, retira os rolos e fica muito giro e as pontas ficam assim enroladas pronto que linda.


TRANÇA CARACOL

Este estilo é um tipo de trança muito usual ultimamente em diversas Províncias de Angola, mas nos anos atrás foi um dos estilos de trança mais usado e até agora muito procurado nos salões entre outro.

MATERIAL NECESSARIO:
Pente normal, óleo do cabelo , água quente, 4 tranças de postiço.

ACÇÃO:

Fácil de trançar, lava bem o cabelo, com bastante água e massage, depois seca ele com um secador de mão, pentear o cabelo lindamente com um pente e põe um pouco de creme de pentear o cabelo ou óleo do cabelo 
É preciso saber se queres fino ou grosso, cumpridas ou curtas, depois começa-se a trançar começando em qualquer parte da cabeça em cima ou em baixo, vai traçando aos poucos riscando um uma pequena porção, com o postiço vai juntando desde a raiz até as pontas e no fim pode-se usar borracha ou bolinha ou numa água morna coloque as pontas enroladas em um pequeno rolo e coloque na água por uns minutos e retira, logo que tirar da água, retira os rolos e fica muito giro e pronto que linda.



 

OBS: dizer que existe vários tipos de feitios deste estilo ao critério e gosto de cada pessoa como mostra as figuras acima.

 



TRANÇA DE ESCAMA

Este estilo é um tipo de trança muito usual ultimamente em diversas Províncias. A aparência é maravilhosa, mas despojada. Portanto, esse estilo de trança as madeixas cai bem tanto para um dia comum de trabalho como para um pedido . O segredo é ter firmeza e habilidade com as mãos na hora de cruzar os fios. Ultimamente esse tipo de trança tem sido de grande valia para as mulheres por todas as províncias de Angola.



MATERIAL NECESSARIO:
Pente normal, óleo do cabelo, 1 tranças de postiço

ACÇÃO:
1. Lava bem o cabelo, com bastante agua e massagem, depois seca ele com um secador de mão, pentear o cabelo lindamente com um pente e põe um pouco de creme de pentear o cabelo ou óleo do cabelo.
2. vai riscando o cabelo de cima a baixo formando uma fila e em pequena porção e vai trançando de vagar juntando uma ponta a outra e vai acrescentando o postiço de pequena porção e continua trançado ate ao fim fazendo isso uma a uma de forma de escama e trançando até as pontas, no final junte todas as pontas de modo a formar um puxinho ou deixa solto é importante apertar um pouco a trança depois de cada movimento, para que o resultado fique mais firme, trance uma mecha sobre a outra, até que todo o cabelo esteja preso. e pronto!

OBS: dizer que existe vários tipos e feitios deste estilo ao critério e gosto de cada pessoa .

TRANÇA BAILUNDA

Este estilo é um tipo de trança muito usual para o povo do sul principalmente na província do Huambo foi a província com maior população de Angola até antes da Gerra Colonial (na época chamava-se Nova Lisboa), lugar que passou posteriormente a ser ocupado pela província de Luanda. Essencialmente voltada para a área de extrativismo mineral e agro-pecuária, que representa 76% da actividade económica da província, enquanto que a área industrial ainda tenta se recuperar após a Guerra Civil.
As principais produções de agro-pecuária são: Citrinos, batata, batata-doce, arroz feijão, trigo, hortícolas de toda a sorte, gado, bovino, cavalar, caprino, suíno e ovino. Na área de mineração existem: manganês, diamante, volfranio, ferro, ouro, prata, cobre, urânio, entre outros. Huambo possui indústria de Metalomecânica, Química, Materiais de Construção, Têxtil, Confecções, Couro e calçado, Alimentar, Bebidas e tabaco, Madeira e mobiliário.
  MATERIAL NECESSÁRIO:
Pente normal, óleo do cabelo, borracha
ACÇÃO:
1. Fácil de trançar, lava bem o cabelo, com bastante água e massagem, depois seca ele com um secador de mão, pentear o cabelo lindamente com um pente e põe um pouco de creme de pentear o cabelo ou óleo do cabelo.
2. É necessário saber quantas traças queres fazer, depois de saberes divide o cabelo em porções, na primeira porção volta a riscar em 3 porções e vai trançando, cruzando um fio ao outro até no fim, podes usar como feitio de um penteado como por exemplo a figura acima e faz os mesmos passos com as outras porções, quase no fim que você quiser determinar coloque as borrachas, ou termine trançado até ao final, muito fácil e já está, podes usar no dia-a-dia, ou em uma ocasião importante como reunião etc.













OBS: dizer que existe vários tipos e feitios deste estilo ao critério e gosto de cada pessoa.
  

Trança espinha de Peixe

(também feita em Angola com os mesmos passos)
Para mudar um pouco o visual que tal apostar nas tranças? Mas nada daquele velho hábito de fazer apenas uma trança para trás. Existem vários tipos de penteado que você pode fazer com elas! Pequenas trancinhas amarradas com elásticos de silicone presas em um coque, por exemplo! Ou senão dar um up no cabelo solto colocando pequenos detalhes com trancinhas embutidas, espinha de peixe ou duplas! Que tal?


 









Trança  embutida

O segredo da trança embutida é a ‘alimentação’ das mechas”, revela Luana Wverwvska, hairstylist do Bella Donna Beleza (SP). “Para conseguir o efeito desta trança lateral, após separar uma mecha diagonal, vá adicionando novos -fios da parte solta do cabelo ao tufo que estiver no centro da trança, transpassando essas mechas de baixo para cima, de fora para dentro”, ensina Luana.

 Segundo a prof¬issional, o ideal é escovar as madeixas antes do penteado, para facilitar sua execução. Quanto à franja, separe-a em formato de triângulo e prenda com bobs até que o trançado esteja completo. “Quem possui franja abaixo da altura do queixo deve pentear todo o cabelo para o lado que pretende iniciar a trança, deixando-o levemente folgado”.



Foto: Caio Mello




Sem comentários:

Enviar um comentário